segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

VOLTA ÀS AULAS !

Bem - vindos!
     Mais um ano letivo vai começar e com ele novas perspectivas e expectativas. É hora de analisar o ano que passou, o que deu certo e o que deu errado e levantar novas ideias para que os resultados esperados sejam alcançados.
      O planejamento é o principal instrumento de trabalho. É através dele que os objetivos e ações são traçados e onde a aprendizagem mútua se dá diariamente a partir do encontro com os alunos.
     Vejamos os diferentes planejamentos, lembrando que todos são devidamente necessários.
     O planejamento escolar é a operacionalização do Projeto Político Pedagógico, que é composto de marco referencial, diagnóstico e programação; devendo ser elaborado por toda a comunidade escolar. Ele é a identidade da escola.
     O planejamento curricular é a proposta geral das experiências de aprendizado, tendo como referência os seguintes elementos: fundamentos da disciplina, área de estudo, desafios pedagógicos, encaminhamentos, proposta de conteúdos.
     O plano de ensino é a intenção do trabalho pedagógico que se pretende desenvolver durante o ano; ficando explícito o que será ensinado, como será ensinado e para quem, isto é, para que tipo de alunos os saberes e estratégias serão relevantes e pertinentes.
     O plano de aula é a execução do plano de ensino. Nele ocorrerão os desmembramentos de conteúdos por meio das sequências didáticas que levarão o aluno a determinados aprendizados.
     Portanto, professores, mãos à obra ! Lembrem-se que o planejamento é seu instrumento de trabalho. Ele é seu aliado e também é flexível.

Elizabeth Oliveira - Psicóloga (CRP:05/7606) e Orientadora Educacional e Pedagógica
Fonte: SOS Professor

Um comentário: