segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

DINÂMICAS DE VOLTA ÀS AULAS

As dinâmicas a seguir têm como objetivos divertir, integrar e socializar os alunos na primeira semana de aula.

1-Expectativas 
Material: bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor). Iniciar com as boas vindas ao grupo. Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o novo ano. Na medida em que acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos de acordo com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e conversa a respeito. Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a semana.
2-Garrafa dos elogios 
Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo. O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente.
3-Grande Abraço
Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente. Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.
4-A VIAGEM

Objetivos:Levantar as expectativas dos alunos em relação ao ano letivo; acolher o novo grupo;  ornamentar a sala de aula de maneira significativa.
Procedimento:O professor fixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos a viagem do saber!
A paisagem de fundo pode ser: um mar, de céu e nuvens, floresta, etc...
A proposta é construir o painel com o grupo. 
·  Sendo paisagem marítima, propor que cada aluno faça a dobradura de um barco e imaginem a viagem decorando-o livremente e escrevendo uma palavra ou frase o que espera alcançar durante a mesma, ou seja, quais são suas expectativas em relação ao ano letivo.
·  Sendo celeste podem ser confeccionados pequenos aviões de papel.
·  O fundo florestal permite que cada um escolha um animal ou planta com o qual se identifica e construa da mesma forma: dobrando, recortando, colando...
O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.

5-O garotinho chamado Amor

Fazer gestos cada vez que na história aparecer as seguintes palavras:

PAZ – APERTO DE MÃO
AMOR- UM ABRAÇO
GARRA- TROCA DE LUGAR
SORRISO- GARGALHADA
BEM VINDOS-PALMAS
O garotinho chamado AMOR
Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita GARRA: Sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!
6-Jogo de nomes

    Um saquinho de feijão ou uma bola pequena ou outro objeto (que não machuque) é jogado de uma pessoa para outra. Quem apanha o objeto diz o nome de quem o jogou e o seu.

7-Agrupe e reagrupe

    O coordenador do grupo comanda diferentes formas de se agrupar, por exemplo: todos com olhos castanhos/azuis; todos usando sapatos com cordões; todos os meninos/meninas; todos com cabelos curtos/compridos; todos que usam óculos etc.

8-Toque as cores

     O coordenador do grupo diz: “toquem o vermelho” e todos tocam algo vermelho em sua roupa ou na roupa de outra pessoa ou em algo da sala de aula. Repita com outras cores.

9-Jornal mural

     Coloque uma grande folha de papel na parede, com canetas hidrocor à disposição (amarradas com barbante). Qualquer um pode escrever ou desenhar qualquer coisa ou sobre um determinado tema. Essa atividade é boa para desabafar e para a expressão anônima de ideias.


Fontes:
 http://pt.scribd.com/doc/81039989/Dinamicas-primeiro-dia-de-aula
Exercício de Artes para grupos – Marian Liebmann- Summus Editorial


Nenhum comentário:

Postar um comentário