terça-feira, 13 de janeiro de 2015

REUNIÃO DE PAIS I


        Este evento merece muita atenção.
     Geralmente as reuniões de pais acontecem logo no início do ano letivo e no fechamento dos bimestres ao longo do ano.
     É o momento de consolidar a parceria entre a família e a escola.
     Devemos repensar a maneira de fazer essas reuniões para, cada vez mais, estimular o responsável pelo aluno a participar.
     A reunião é uma ótima oportunidade para rever conceitos, formar e mudar de opinião, refletir sobre práticas e atitudes adotadas, aprofundar conhecimentos, esclarecer dúvidas, estreitar relações.
     Sendo a família a 1ª responsável pela educação das crianças, os responsáveis devem ser vistos como os primeiros educadores e a reunião de pais e mestres deve se tornar um espaço de convívio entre os diferentes educadores (professores e responsáveis) onde serão tratados assuntos comuns a todos eles.
     Assim, a troca de informações deve ajudar a elaborar uma solução de forma conjunta.
     Para falar das crianças individualmente, os pais e/ou responsáveis devem ser informados de que isso será feito em particular, durante todo o ano em reuniões periódicas, podendo os responsáveis procurar a escola e os professores sempre que tiverem necessidade, sendo sempre bem recebidos (em dia e hora marcados para conversas mais demoradas).
     Na 1ª reunião anual, os temas abordados deverão ser sobre o programa do ano, de modo geral, e do 1º bimestre; as normas da escola, o material a ser providenciado, o sistema de avaliação adotado, os horários, a importância das tarefas de casa, a linha pedagógica da escola e do professor, o projeto político pedagógico, prováveis eventos e passeios pedagógicos durante o ano.
     O ideal é dividir a reunião em duas partes: a 1ª, mais geral, fica a cargo da direção ou da coordenação; a 2ª, em classe, é com o professor que deverá ter em mãos todo o material necessário para prestar informações precisas aos pais, tais como: anotações, livros, trabalhos escolares, fichas de acompanhamento, boletins etc.
     É importante que desde a 1ª reunião sejam marcadas datas para os próximos encontros, ou pelo menos, o próximo, para assim, já criar um compromisso entre a família e a escola e também para que os responsáveis possam se organizar a fim de estarem presentes.

Bibliografia:
Campbell, Sema Inês - Reunião de Pais - Organização e Planejamento, Wak Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário