terça-feira, 13 de janeiro de 2015

REUNIÃO DE PAIS II


     Reuniões temáticas:

     A educação exige grande interação entre a família e a escola.
     É importante debater com os pais e/ou responsáveis dos alunos, temas que afligem muitos deles e a reunião é um bom momento para isso.
     Para obter um bom resultado, é preciso saber quais são os assuntos de interesse da maioria, devendo-se fazer um levantamento dos temas a serem abordados nas próximas reuniões.
    Assim, a reunião será uma oportunidade de desfazer dúvidas e compartilhar problemas e angústias.
    Um profissional especializado, dinâmicas, filmes, pequenos vídeos, podem ser muito enriquecedores para o debate dos temas escolhidos.

    Planejamento:

     É o momento de pensar em como recepcionar os pais, organizar o ambiente, como abordar o tema, a elaboração do convite (que deverá ser enviado com pelo menos uma semana de antecedência) e no aspecto social que tem uma reunião de pais e mestres.
     Gentilezas são sempre bem-vindas, tais como: oferecer água, café, biscoitinhos; principalmente se as reuniões forem à noite e os pais vierem direto do trabalho.
     Organizar um roteiro antecipadamente ajuda a manter o foco pretendido na reunião.
     Ao final, fazer uma breve avaliação com os responsáveis é uma forma de verificar se o objetivo está sendo alcançado. Essa avaliação pode ser feita por meio de um formulário, preenchido em casa, com calma, e devolvido à escola. Neste formulário pode ser solicitado sugestões de temas para as próximas reuniões.
     O professor também deve fazer seu próprio registro ao final de cada reunião, colocando os acertos e erros, questões levantadas e tudo que achar pertinente, para auxiliá-lo numa próxima reunião.
     Vale ressaltar que a participação dos responsáveis nas reuniões é fundamental para fortalecer a parceria família-escola.
     Nas reuniões, os responsáveis devem se sentir acolhidos, com espaço para colocarem suas dúvidas e angústias, com encontros propícios a troca de experiências com outros pais e que todos saiam fortalecidos, seguros que podem encontrar soluções em conjunto.

Elizabeth Oliveira
Psicóloga (CRP:05/7606), Orientadora Educacional e Pedagógica

Bibliografia:
Campbell, Sema Inês - Reunião de Pais - Organização e Planejamento, Wak Editora


Nenhum comentário:

Postar um comentário