O início das aulas é um momento importante para professores e alunos. É tempo de integração e também de avaliação diagnóstica.
As crianças e jovens precisam de certo espaço e tempo para se expressarem, interagirem, conhecerem o novo espaço, o novo professor, os novos colegas. Mesmo que a maioria dos alunos já se conheça, eles passaram um tempo de férias e querem compartilhar uns com os outros as suas experiências. Aproveite essa necessidade a seu favor, para fazer com que todos possam se conhecer melhor e dar início a formação de laços de amizade.
Conversas, atividades lúdicas, dinâmicas, favorecem esse momento de integração.
Passado esse momento é hora de pensar na avaliação diagnóstica. Mas como fazê-la ?
Esse instrumento tem por objetivo verificar a presença ou ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos, ou não, no ano anterior.
É preciso investigar, avaliar, levantar o que de fato a turma já sabe e o que ainda não sabe.
Não há um modelo de avaliação diagnóstica. Cada professor, conforme sua disciplina e os pré-requisitos que precisam ser trazidos do ano anterior, é quem vai elaborar atividades que levantem o que o aluno sabe e o que ainda não aprendeu.
A avaliação diagnóstica tem a intenção de constatar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários, conhecimentos e habilidades, para novas aprendizagens. Serve também para identificar alunos apáticos, distraídos, desmotivados.
A partir do resultado dessa avaliação, o professor poderá ajudar seus alunos de várias maneiras:
. estimulando o relacionamento entre os alunos, através de jogos e atividades dinâmicas;
. criando interações pedagógicas específicas que auxiliem o aluno a superar dificuldades;
. criando rotinas que reforcem o comportamento positivo dos alunos;
. realizando mudanças no ambiente da sala de aula que favoreça o aprendizado;
. adotando novas práticas de ensino que estimulem a participação da turma.
Após analisar os resultados levantados na avaliação diagnóstica, talvez seja necessário fazer ajustes no planejamento. O objetivo maior é criar todas as condições para que todos os alunos adquiram as competências necessárias de aprendizado.
Elizabeth Oliveira
Psicóloga (CRP:05/7606), Orientadora Educacional e Pedagógica
Fonte pesquisada: SOS Professor
Aqui vai uma sugestão de lembrancinha para a 1ª semana de aula. Achei uma gracinha e fácil de fazer. Basta um pregador de roupa, um saquinho plástico, balinhas (jujuba, confeti ou outras) e sua criatividade para transformar tudo isso em uma borboleta.
Gostei muito do texto explicativo. Linda a lembrancinha!
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