terça-feira, 28 de maio de 2013

ESCREVER É PRECISO II

Atividades para incentivar a escrita - Parte II

  Seguem novas atividades sugeridas e/ou adaptadas da Coleção Armazém de Textos-Leitura e Interpretação.
 
1- Hora do Recreio
   Forme um grupo e invente uma brincadeira para a hora do recreio. Não se esqueça de dar um nome à brincadeira e de fazer as regras, isto é, explicar como a brincadeira acontece e qual é o papel de cada participante.
Nome da brincadeira: ......................................................
Material: ........................................................
Como brincar: ............................................
Sugestão: Colocar em votação as brincadeiras mais divertidas e possíveis de serem feitas durante o recreio da escola.(marcar um dia ou vários dias para serem realizadas)
 
2- Mestre-cuca
   Reúna-se com o seu grupo e, juntos, criem a receita de um sanduíche. Lembre-se da lista e da quantidade de ingredientes, do modo de preparar e do título.
Receita: .........................................
Ingredientes: ...................................................
Modo de preparo: ..................................................
Sugestão: Com a turma, escolher alguns sanduíches (os que parecem ser os mais gostosos, os mais diferentes etc.)e, se possível, combinar com a turma para que tragam os ingredientes e façam um lanche coletivo juntos, com as próprias receitas. Possibilidades de trabalho: preço dos produtos, quantidades adequadas para o grupo, divisão de tarefas, responsabilidade, união, higiene no preparo dos alimentos, verificando os sentidos (paladar, olfato, tato, visão, audição durante o preparo das receitas) etc. Após o lanche, conversar sobre o sanduíche que mais gostaram, o que ficou mais bonito e poderão montar um cardápio de sanduíches com todas as receitas da turma para levarem para casa. Para isso, poderão também utilizar as aulas de informática.
 
3-Vamos fazer um dicionário ?
   Material: papel cartão ou cartolina (pedaço de 40X60 cm); 13 folhas A4; hidrocor; tesoura e grampeador.
   Como fazer: dobre a cartolina ao meio e enfeite a capa como quiser. Entre as duas capas, grampeie as folhas de papel A4. No alto de cada página escreva uma letra do alfabeto com hidrocor. Agora, à medida que você descobrir uma nova palavra e seu significado, registre-a no dicionário que você confeccionou.
Sugestão: Esta atividade é muito rica para as crianças da Educação Infantil III ou do 1º ano do Fundamental, além de conhecerem a ordem alfabética, já dão início ao uso do dicionário (tão necessário posteriormente).
 
4- O aniversário
   Desenhe uma festa de aniversário ( uma festa de seu próprio aniversário ou uma festa para a qual foi convidado). De acordo com o seu desenho, responda às perguntas no caderno:
a) Qual é o nome do aniversariante ?
b) Quantos anos o aniversariante está fazendo ?
c) Quem foi convidado para a festa ?
d) Onde está sendo realizada a festa ?
e) Se de repente falta refrigerante, como a mãe do aniversariante vai resolver esse problema ?
   Agora, crie uma história, no caderno, de acordo com as suas respostas. Não se esqueça de lhe dar um título bem legal.
Sugestão: Outras perguntas poderão ser feitas, como por exemplo, que tipos de brincadeiras fizeram na festa; qual era o tema da festa etc. Nessa atividade poderão ser desenvolvidas as noções de identidade, família, datas etc.
5- História em quadrinhos
   Escolha 2 personagens de história em quadrinhos. Recorte-os, cole-os num quadro (fazer um quadro na folha do caderno) e crie uma conversa entre eles: um pergunta e o outro responde. Depois, confira o seu trabalho com o do colega e descubra os diálogos mais interessantes.
Sugestão: dramatizar alguns diálogos, juntar vários personagens e montar uma história em quadrinhos ou mesmo uma revista.
 
6- De olho aberto
  Observe uma cena e escreva tudo que você vê, colocando em ordem alfabética.
Ex. de cena:
Sugestão: Com as palavras escritas, poderão escrever uma história ou frases (para as crianças menores).
 
7- Fazendo pesquisa
   O gato e o cachorro são animais de estimação. Isso significa que são criados junto com pessoas. Mas é importante saber cuidar deles com carinho. Procure saber o que você deve fazer para deixar seu animal de estimação alegre e feliz.
Reúna-se em grupo ou pesquise individualmente sobre um dos temas a seguir:
. como cuidar do seu cão
. como cuidar do seu gato
. como cuidar de seu peixinho
. como cuidar de sua tartaruga
. como cuidar de seu passarinho
e outros animais de estimação que aparecerem na turma.
Após a pesquisa, o professor poderá reunir os trabalhos e organizá-los no mural, de acordo com o animal escolhido.
Sugestão: O conteúdo "animais" é vasto e rico em possibilidades para essa pesquisa.
 
8- História em quadrinhos II
   Material: revistas de histórias em quadrinhos.
   Como fazer: recorte de revistas em quadrinhos personagens, cenários e os mais diversificados tipos de balões, legendas e onomatopeias. Cole (em seu caderno ou numa folha) os personagens, balões e cenários e crie uma história em quadrinhos com o material que você coletou. Acrescente o que julgar necessário: balões, cenário, diálogos. Depois dê um título bem divertido.
Sugestão: Misture personagens de diversas histórias para ficar bem engraçado. As histórias feitas em folhas A4 poderão ser colocadas no mural da turma ou trocadas entre os alunos para serem lidas.
 
 
Viaje no mundo da imaginação !



Nenhum comentário:

Postar um comentário