segunda-feira, 27 de maio de 2013

ESCREVER É PRECISO...

ATIVIDADES PARA INCENTIVAR A ESCRITA - Parte I

 
   As atividades sugeridas abaixo foram retiradas e/ou adaptadas da coleção Armazém de Textos - Leitura e Interpretação - Ed. PAPI (para crianças de 6 a 8 anos, ou conforme sua criatividade e adaptação, para idades mais avançadas).
   Segundo as autoras Maria Luisa Aroeira e Maria Inês Bizzotto "a leitura e a escrita exigem capacidades e trabalhos distintos para sua aprendizagem; isto é, aprendemos a ler, lendo e a escrever, escrevendo.
   Nesta faixa etária a interdisciplinaridade e a contextualização dos textos são necessárias para a ampliação da visão de mundo, o enriquecimento de ideias, o ganho de informações e, consequentemente, a ampliação do vocabulário."
 
   Portanto, a seguir, encontram-se algumas atividades, que de forma contextualizada, poderão dar início à produção textual, levando o aluno a reconhecer que a escrita é uma importante forma de comunicação.
 
1- Viagem a um país diferente
   Imagine que você tenha viajado para um país chamado Hambúrguer, pois lá as pessoas só comem hambúrguer em todas as refeições. Eles não comem frutas, verduras e nem legumes. Você conseguiria viver lá? Crie um texto contando como foi o seu passeio. Não se esqueça do título.
Sugestão: Você poderá conversar sobre a boa alimentação, que tipos de alimentos devemos consumir para uma vida saudável; falar sobre a pirâmide alimentar, pedir que tragam lanches saudáveis para a sala de aula, fazer um lanche coletivo e muitas outras atividades sobre o tema vida saudável que certamente "essa viagem" irá possibilitar.
Sugestão 2: Você poderá trocar o país "Hambúrguer" por um país real (ou uma cidade, um lugar), porém distante da realidade dos alunos, o que permitirá uma vasta pesquisa sobre o que os alunos imaginam e sobre a realidade do país (lugar) pesquisado. Ótimo para Geografia.
 
2- Seja um inventor
   Agora você é um inventor!
   a) Crie um produto que você acha que facilitaria a vida das pessoas e desenhe-o.
   b) Crie uma propaganda anunciando o produto que você acabou de inventar. Não se esqueça de colocar no anúncio:
. o nome do produto,
. a importância dele,
. onde comprá-lo,
. qual é o preço dele.
Sugestão; Conversar com os alunos sobre diversos tipos de inventos e sua importância para a humanidade. Pesquisar sobre os inventos e seus inventores. Possibilidade de usarem a aula de informática para elaborarem o anúncio, a propaganda do produto criado. Pensarem em outras mídias em que possam anunciar o seu produto e as dramatizarem.
 
3- História coletiva
   Material: fichas com frases indicadoras dentro de uma caixa ou envelope.
   Como brincar: alunos reunidos em grupos. Um aluno do grupo deve ficar responsável por anotar as frases de cada colega. Um outro aluno, escolhido pelo grupo, inicia a brincadeira dizendo "Era uma vez..." e retira uma ficha da caixa e lê a frase. O outro aluno do grupo continua a frase dando uma sequência à história. Cada aluno do grupo deve dar continuidade à história. É importante chegar ao final da história. Se o aluno não conseguir dar um final ao texto, todos os participantes se reúnem para chegarem a uma solução. Terminado o texto, os membros do grupo, escrevem a história no caderno, e devem dar um título bem legal.
   Exemplo de fichas que devem ser recortadas e colocadas dentro da caixa ou envelope:
. Um príncipe perdido numa floresta assombrada...
. Um menino(a) que tinha medo de monstro...
. Um quarto que vivia trancado...
. Um casarão abandonado... etc.
Sugestão: Após os grupos terem lido suas histórias para a turma, você poderá a parte de interpretação e a gramática partindo dos textos criados por eles. Ex: as perguntas serão as mesmas para todos, porém cada grupo responderá (individualmente, no seu caderno) de acordo com o seu texto.(ex. Qual é o personagem principal de sua história? Onde ele vivia, o que fazia? Que parte do texto você considera mais interessante? Justifique sua resposta. Solicite também exemplos ou que sejam retirados do seu texto a parte gramatical que está sendo trabalhada com a turma. Dessa forma, terão orgulho do que escreveram.
 
 
4- Jogo do desfecho
   Material: papel, lápis, cartela de desafios
   Como jogar: recorte os desafios e dobre-os, reúna os alunos em grupos de 5. Cada aluno, na sua vez, retira um desafio e completa a frase de maneira coerente escrevendo-a na folha de papel.
   Terminado o desafio, cada aluno deve lê-lo para o grupo.
Ex. de desafios:
. Foi aí que vi o rato saindo do buraco... Então...
. Esqueci o dinheiro em casa... E agora...
. Quando acordei, o relógio...
. Só percebi que a sacola de compras estava furada quando...
. Abri o pote de sorvete e descobri...
   Agora redija um texto com base no desafio e no desfecho que você criou. Este será o começo da sua história. Não se esqueça do título.
 
5- Você conhece muitas brincadeiras ?
   Pense num jogo que você gosta de brincar.
   Escreva os materiais que você utiliza e descreva  "Como jogar".
Ex. Nome do jogo ou brincadeira: ...................................
      Material: .................................................
      Como jogar ou brincar: .................................................
Sugestão: após terem feito a descrição das brincadeiras e jogos, estes poderão ser colocados no mural da sala como "Brincadeiras preferidas da turma". Poderão perceber se existem brincadeiras mais comuns entre a turma, entre meninos e meninas; ainda poderão pesquisar de onde se originam essas brincadeiras e as brincadeiras e jogos de antigamente (do tempo dos seus pais, avós). Se houver possibilidade, algumas dessas brincadeiras podem ser feitas em aula, no recreio, na aula de educação física.
 
Escrever pode ser muito divertido e prazeroso !

 


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