sábado, 18 de maio de 2013

Que tipos de professor você conhece ?


O texto a seguir é baseado nos interessantes tipos de professor que Gabriel Chalita distingue em seu livro Educação – A solução está no afeto , Editora Gente.

                Leiam e reflitam como, em vários momentos, mesmo sem perceber, passeamos pelos diversos tipos de professor que seguem abaixo.

 

1-      PROFESSOR ARROGANTE : se acha o detentor do conhecimento, fala de si o tempo todo e coloca os alunos num plano de inferioridade. Não gosta de ser interrompido, não presta atenção quando algum aluno quer lhe contar um feito seu.

Atenção: a autoafirmação é prejudicial e provoca muita rejeição.

 

2-      PROFESSOR INSEGURO : tem medo dos alunos, teme ser rejeitado e não conseguir dar uma boa aula embora tenha preparado tudo. Teme que os alunos não gostem de sua forma de avaliar; receia que os pais dos alunos, a direção da escola e os demais professores não gostem de seu potencial como educador.

Atenção: o medo paralisa e dificulta o crescimento profissional.

 

3-      PROFESSOR LAMURIANTE : reclama de tudo o tempo todo; por exemplo: da situação do país, da escola, da falta de participação dos alunos, da falta de material para dar um bom curso, do currículo, das poucas aulas que tem para ministrar sua matéria. Passa a impressão de que está arrasado e não encontra prazer no que faz.

Atenção: a dignidade de um profissional é requisito básico para uma relação de trabalho.

 

4-      PROFESSOR DITADOR : não respeita a autonomia dos alunos. Parece um comandante em ação, exigindo disciplina a todo custo. Não quer nem um pio, ninguém entra atrasado, ninguém sai, grita e ameaça mesmo que o silêncio já reine na sala.

Cuidado: poder e respeito não se impõem, se conquistam.

 

5-      PROFESSOR BONZINHO : tenta forçar amizade com os alunos. Traz presentes, dá notas altas indiscriminadamente. Os alunos decidem se querem provas com ou sem consulta, em grupo ou individualmente. Concede outra chance e dá outra prova para quem foi mal, idêntica à anterior só para tirar uma nota melhor.

Atenção: amizade também é um processo de conquista e a função do professor vai muito além da amizade.

 

6-      PROFESSOR DESORGANIZADO : aparece em aula sem a menor ideia do que vai tratar. Não lê, não prepara as aulas e se transforma num enrolador. Não faz planejamento, inventa na hora a tarefa que vai propor e na aula seguinte esquece de cobrar o que havia pedido.

Atenção: a organização é prova de compromisso que o professor tem com os alunos. O profissional precisa de método e a improvisação, às vezes necessária e enriquecedora, não prescinde de planejamento.

 

7-      PROFESSOR OBA-OBA : para ele tudo é festa, adora dinâmicas. Traz e propõe muitas atividades o tempo todo, porém falta-lhe estabelecer com os alunos a relação dessas atividades com o conteúdo da matéria que cabe a ele ministrar.

Atenção: filmes, músicas, dinâmicas de grupo, reportagens, passeios são extremamente interessantes, desde que não se faça isso sempre (toda aula), porque os alunos sentem falta do nexo com a matéria e o que devia ser um elemento agradável e surpreendente, se transforma em aulas sem sentido.

 

8-      PROFESSOR LIVRESCO : tem uma vasta cultura, possui profundo conhecimento da matéria, porém não consegue relacioná-la com a vida, com o cotidiano. Não utiliza nenhuma dinâmica, não muda a tonalidade da voz, permanece o tempo todo em apenas um dos cantos da sala e suas ações são totalmente previsíveis. Não importa se o aluno está acompanhando ou não, o professor quer dizer tudo o que preparou para ser dito.

Cuidado: aulas assim se tornam cansativas, é necessário mudança na metodologia.

 

9-      PROFESSOR “TÔ FORA” : não se compromete com a comunidade acadêmica. Não quer saber de reunião, de preparação de projetos comuns, da vida comunitária. Ele dá aula e vai embora. Muitas vezes é bom professor, mas não evolui sua relação social nem o conteúdo interdisciplinar porque não está presente. Alguns se tornam arrogantes por achar que não têm o que aprender.

Atenção: o processo educacional é comunitário. O bom ambiente escolar depende da participação de todos. A troca de experiências é imprescindível.

 

10-   PROFESSOR DEZ QUESTÕES : ele reduz tudo o que ministrou num só bimestre a um determinado número de questões (10, 9, 15, não importa). Geralmente passa toda a matéria no quadro ou na forma de ditado. Quando há livro, pede que os alunos leiam o que está ali e façam um resumo ou respondam às questões (que, em sua maioria, não são relacionais e não são críticas).No fim do bimestre o professor apresenta algumas questões que os alunos devem decorar para a prova. No próximo bimestre, como o ponto é outro, haverá outras “10 questões” para ser decoradas e assim sucessivamente: a aprendizagem não significou nada a não ser algumas técnicas de memorização.

Atenção: é fundamental a utilização de novos recursos e mesmo o resumo, quando solicitado, é importante fonte de conhecimento e aprendizagem, orientando o estudo para os pontos principais, servindo de roteiro de estudo, não apenas como memorização.

 

11-   PROFESSOR TIOZINHO : é o que gasta as aulas dando conselhos aos alunos, os trata como sobrinhos e tenta saber tudo sobre a vida deles fora da escola, emitindo sua opinião em assuntos que não competem a ele.

Atenção: amizade e confiança não podem ser forçadas e nunca para que o aluno se sinta obrigado a expor sua vida particular em sala de aula.

 

12-   PROFESSOR EDUCADOR : o professor que se busca construir é aquele que consiga de verdade ser um educador, que conheça o universo do educando, que tenha bom senso, que permita e proporcione o desenvolvimento da autonomia de seus alunos. Que tenha entusiasmo, paixão; que vibre com as conquistas de cada um de seus alunos, não discrimine ninguém, não se mostre mais próximo de alguns, deixando os outros à deriva. Que seja participativo, que suas opiniões possam ter sentido para os alunos, sabendo sempre que ele é um líder que tem nas mãos a responsabilidade de conduzir um processo de crescimento humano, de formação de cidadãos, de fomento de novos líderes.

Atenção: ninguém se torna um professor perfeito, pois sabe que continua precisando aprender, sendo capaz de rever seus métodos, ouvir outras ideias e sempre tentar ser melhor.

 

Portanto, mesmo que às vezes você perceba um comportamento de professor arrogante, às vezes inseguro, reclamando vez por outra, certos dias com ares de ditador e em outros sendo bonzinho, com dias de desorganização; em outros, improvisados, querendo festa, às vezes com aulas chatas e maçantes, por vezes achando que as reuniões não levam a nada, para facilitar incentiva ocasionalmente a decoreba e, através de toda a tecnologia atual, a vida particular dos alunos e a sua própria ficam demasiadamente expostas; isso o faz refletir e,  se você gosta do seu trabalho, procura novas formas de se aproximar mais de seus alunos, tenta novos recursos para suas aulas, está em constante busca de conhecimento e atualização profissional, se você ama o que faz, logo está no caminho de ser um professor educador. Fique sempre atento, reavalie constantemente sua atuação em sala de aula, troque experiências, leia muito, se atualize, mantenha o compromisso acadêmico e a paixão pela educação.

Tenha orgulho de ser Professor!

 


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