O texto a seguir é
baseado nos interessantes tipos de professor que Gabriel Chalita distingue em
seu livro Educação – A solução está no afeto , Editora Gente.
Leiam e reflitam como, em vários momentos, mesmo sem
perceber, passeamos pelos diversos tipos de professor que seguem abaixo.
1- PROFESSOR ARROGANTE : se acha o
detentor do conhecimento, fala de si o tempo todo e coloca os alunos num plano
de inferioridade. Não gosta de ser interrompido, não presta atenção quando
algum aluno quer lhe contar um feito seu.
Atenção: a autoafirmação é prejudicial
e provoca muita rejeição.
2- PROFESSOR INSEGURO : tem medo dos
alunos, teme ser rejeitado e não conseguir dar uma boa aula embora tenha preparado
tudo. Teme que os alunos não gostem de sua forma de avaliar; receia que os pais
dos alunos, a direção da escola e os demais professores não gostem de seu
potencial como educador.
Atenção: o medo paralisa e
dificulta o crescimento profissional.
3- PROFESSOR LAMURIANTE : reclama de tudo
o tempo todo; por exemplo: da situação do país, da escola, da falta de
participação dos alunos, da falta de material para dar um bom curso, do
currículo, das poucas aulas que tem para ministrar sua matéria. Passa a
impressão de que está arrasado e não encontra prazer no que faz.
Atenção: a dignidade de um
profissional é requisito básico para uma relação de trabalho.
4- PROFESSOR DITADOR : não respeita a
autonomia dos alunos. Parece um comandante em ação, exigindo disciplina a todo
custo. Não quer nem um pio, ninguém entra atrasado, ninguém sai, grita e ameaça
mesmo que o silêncio já reine na sala.
Cuidado: poder e respeito não se
impõem, se conquistam.
5- PROFESSOR BONZINHO : tenta forçar
amizade com os alunos. Traz presentes, dá notas altas indiscriminadamente. Os
alunos decidem se querem provas com ou sem consulta, em grupo ou
individualmente. Concede outra chance e dá outra prova para quem foi mal,
idêntica à anterior só para tirar uma nota melhor.
Atenção: amizade também é um
processo de conquista e a função do professor vai muito além da amizade.
6- PROFESSOR DESORGANIZADO : aparece em
aula sem a menor ideia do que vai tratar. Não lê, não prepara as aulas e se
transforma num enrolador. Não faz planejamento, inventa na hora a tarefa que
vai propor e na aula seguinte esquece de cobrar o que havia pedido.
Atenção: a organização é prova
de compromisso que o professor tem com os alunos. O profissional precisa de
método e a improvisação, às vezes necessária e enriquecedora, não prescinde de
planejamento.
7- PROFESSOR OBA-OBA : para ele tudo é
festa, adora dinâmicas. Traz e propõe muitas atividades o tempo todo, porém
falta-lhe estabelecer com os alunos a relação dessas atividades com o conteúdo
da matéria que cabe a ele ministrar.
Atenção: filmes, músicas,
dinâmicas de grupo, reportagens, passeios são extremamente interessantes, desde
que não se faça isso sempre (toda aula), porque os alunos sentem falta do nexo
com a matéria e o que devia ser um elemento agradável e surpreendente, se
transforma em aulas sem sentido.
8- PROFESSOR LIVRESCO : tem uma vasta cultura,
possui profundo conhecimento da matéria, porém não consegue relacioná-la com a
vida, com o cotidiano. Não utiliza nenhuma dinâmica, não muda a tonalidade da
voz, permanece o tempo todo em apenas um dos cantos da sala e suas ações são
totalmente previsíveis. Não importa se o aluno está acompanhando ou não, o
professor quer dizer tudo o que preparou para ser dito.
Cuidado: aulas assim se tornam
cansativas, é necessário mudança na metodologia.
9- PROFESSOR “TÔ FORA” : não se compromete
com a comunidade acadêmica. Não quer saber de reunião, de preparação de
projetos comuns, da vida comunitária. Ele dá aula e vai embora. Muitas vezes é
bom professor, mas não evolui sua relação social nem o conteúdo
interdisciplinar porque não está presente. Alguns se tornam arrogantes por
achar que não têm o que aprender.
Atenção: o processo educacional
é comunitário. O bom ambiente escolar depende da participação de todos. A troca
de experiências é imprescindível.
10- PROFESSOR DEZ QUESTÕES : ele reduz tudo
o que ministrou num só bimestre a um determinado número de questões (10, 9, 15,
não importa). Geralmente passa toda a matéria no quadro ou na forma de ditado.
Quando há livro, pede que os alunos leiam o que está ali e façam um resumo ou
respondam às questões (que, em sua maioria, não são relacionais e não são
críticas).No fim do bimestre o professor apresenta algumas questões que os
alunos devem decorar para a prova. No próximo bimestre, como o ponto é outro,
haverá outras “10 questões” para ser decoradas e assim sucessivamente: a
aprendizagem não significou nada a não ser algumas técnicas de memorização.
Atenção: é fundamental a
utilização de novos recursos e mesmo o resumo, quando solicitado, é importante
fonte de conhecimento e aprendizagem, orientando o estudo para os pontos
principais, servindo de roteiro de estudo, não apenas como memorização.
11- PROFESSOR TIOZINHO : é o que gasta as
aulas dando conselhos aos alunos, os trata como sobrinhos e tenta saber tudo
sobre a vida deles fora da escola, emitindo sua opinião em assuntos que não
competem a ele.
Atenção: amizade e confiança não
podem ser forçadas e nunca para que o aluno se sinta obrigado a expor sua vida
particular em sala de aula.
12- PROFESSOR EDUCADOR : o professor que se
busca construir é aquele que consiga de verdade ser um educador, que conheça o
universo do educando, que tenha bom senso, que permita e proporcione o
desenvolvimento da autonomia de seus alunos. Que tenha entusiasmo, paixão; que
vibre com as conquistas de cada um de seus alunos, não discrimine ninguém, não
se mostre mais próximo de alguns, deixando os outros à deriva. Que seja
participativo, que suas opiniões possam ter sentido para os alunos, sabendo
sempre que ele é um líder que tem nas mãos a responsabilidade de conduzir um
processo de crescimento humano, de formação de cidadãos, de fomento de novos
líderes.
Atenção: ninguém se torna um
professor perfeito, pois sabe que continua precisando aprender, sendo capaz de
rever seus métodos, ouvir outras ideias e sempre tentar ser melhor.
Portanto, mesmo
que às vezes você perceba um comportamento de professor arrogante, às vezes
inseguro, reclamando vez por outra, certos dias com ares de ditador e em outros
sendo bonzinho, com dias de desorganização; em outros, improvisados, querendo
festa, às vezes com aulas chatas e maçantes, por vezes achando que as reuniões
não levam a nada, para facilitar incentiva ocasionalmente a decoreba e, através
de toda a tecnologia atual, a vida particular dos alunos e a sua própria ficam
demasiadamente expostas; isso o faz refletir e, se você gosta do seu trabalho, procura novas
formas de se aproximar mais de seus alunos, tenta novos recursos para suas
aulas, está em constante busca de conhecimento e atualização profissional, se
você ama o que faz, logo está no caminho de ser um professor educador. Fique sempre atento, reavalie
constantemente sua atuação em sala de aula, troque experiências, leia muito, se
atualize, mantenha o compromisso acadêmico e a paixão pela educação.
Tenha orgulho de ser Professor!
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