1- Lá
vai o barquinho...
Material: um
barquinho de papel.
Como
brincar: alunos sentados em círculo. O aluno que começar a brincadeira passa o
barquinho de papel para o participante do seu lado direito dizendo: “Lá vai meu
barquinho carregado de...” e escolhe uma letra do alfabeto. O colega que
receber o barquinho deve prontamente falar uma palavra iniciada pela letra
escolhida e passar o barquinho adiante, do mesmo modo. O participante que
errar, demorar a falar ou repetir uma palavra dita “paga uma prenda”, ou seja,
cumpre uma tarefa determinada pelo grupo. Os participantes podem combinar, no
início de cada rodada, qual será o tipo de carga do barquinho (por ex:
alimentos, peças do vestuário, nomes de animais, brinquedos, nomes próprios
etc.; de acordo com o conteúdo que está sendo trabalhado em aula).
Após
a brincadeira, todos poderão confeccionar um barquinho de dobradura, colar em
seu caderno, escrevendo a carga levada por ele (poderão escrever em ordem
alfabética, poderão construir uma história sobre o destino do barquinho e sua
carga). Esta atividade amplia o vocabulário, estimula a concentração, o
pensamento lógico e a escrita correta das palavras. É uma boa atividade para
alunos do 1º e 2º anos.
2-
Adedanha
Reúna-se
com um colega (brincadeira em duplas).
O
professor vai estipular um tempo para a brincadeira. Cada aluno deverá escrever
na sua folha o maior número de palavras de acordo com o que se pede em cada
quadro. Terminado o tempo, troque a folha com o seu colega para ser corrigida.
Cada palavra escrita corretamente vale um ponto. Vence quem fizer mais pontos.
Seguem exemplos de quadros que poderão ter nas folhas dos alunos, podendo ser
variados de acordo com o conteúdo que o professor desejar fixar.
Brinquedos:
|
Frutas:
|
Animais:
|
Material escolar:
|
Como o
conteúdo pode ser muito variado, esta brincadeira poderá ser realizada do 1º ao
5º ano, estimulando os acertos, a
atenção na escrita correta das palavras e a socialização.
3-
Jogo das letras
Material:
fichas com letras do alfabeto, envelope ou caixa para colocá-las.
Como
brincar: Cada participante, na sua vez, tira uma ficha de dentro do envelope e
diz uma palavra que comece com a letra retirada ( a partir do momento que os
alunos dominem bem o alfabeto, o professor poderá incluir outras variantes: o
participante deverá dizer uma palavra que termine com a letra retirada, ou que
tenha essa letra no meio da palavra). O professor vai registrar todas as
palavras no quadro. Terminada a brincadeira, os alunos lerão e escreverão, no
caderno, as palavras em ordem alfabética. Poderão escrever frases ou montar uma
história (individual ou coletiva) com as palavras. Excelente atividade para o
1º ano.
4-
Minidicionário de figuras
Verifique
o interesse comum dos alunos: insetos, dinossauros, animais marinhos,
mamíferos, meios de transporte, esportes etc. Escolha um tópico e pesquise
figuras a seu respeito. Recorte-as e cole-as em cartões, escrevendo uma palavra
para representá-la. Os cartões deverão ser colados em folhas em ordem
alfabética. Quando forem à biblioteca, pesquise fatos relacionados a cada
palavra e faça anotações em cada folha. Junte as folhas e as grampeie. Faça uma
capa e dê um título relativo ao tópico escolhido.
Essa
atividade poderá ser feita individualmente, isto é, cada aluno fará seu próprio
dicionário ou poderá ser confeccionado um único dicionário da turma, onde cada
aluno ficará responsável pela pesquisa e anotações da sua folha. Ótima atividade
para trabalhar conteúdos de Geografia, História(com os fatos relevantes) com
alunos do 1º ao 5º ano, com maior complexidade de pesquisa para os alunos do 3º
ao 5º ano.
5-
Ditado diário e desenho
Dite
uma frase para que os alunos escrevam e desenhem. Por ex: “Uma grande flor
vermelha cresceu ao lado da pequena casa.”
Depois
de escrever a frase, deverão fazer um desenho que represente o que acabou de
escrever. Um livro poderá ser feito com várias folhas de ditado desenhado
durante o ano ou durante um período.
Essa
atividade ajuda a interpretação, pois o desenho deverá corresponder ao que o
aluno entendeu do que escreveu. Uma boa atividade para o 1º ano.
6-
A volta das consoantes
Diga
à criança que você perdeu as consoantes e está tendo problemas para escrever as
palavras. Escreva as palavras, frases ou pequenos textos (de acordo com a idade
dos alunos) e dê dicas sobre as palavras, frases ou texto para que os alunos
descubram as consoantes que estão faltando.
Ex:
“___a___e___o” (estou tentando escrever o nome de um animal grande, com 2
corcovas, mas perdi as consoantes)
Ativa
o cérebro, amplia o vocabulário, estimula e escrita correta das palavras,
trabalha o raciocínio lógico. Para alunos maiores, aumentar a complexidade das
palavras, frases e textos.(do 1º ao 5º ano)
Bibliografia: Singer, Naomi E. e Miller, Matthew J. - Atividades Educacionais II - Ed. Madras
Nenhum comentário:
Postar um comentário