terça-feira, 30 de julho de 2013

BRINCANDO SE APRENDE II


 
 
Mais atividades lúdicas para estimular e ampliar o aprendizado.
Obs.: Aproveite e utilize o tempinho do final das aulas quando os alunos estão esperando dar o sinal para a saída para fazer um jogo, uma brincadeira rápida ou contar uma pequena história que seja prazerosa para os alunos e sirva para avaliar o aprendizado de algum conteúdo trabalhado naquele dia ou durante a semana.
 
1-      O polvo poeta
Desenhe um polvo grande em um papel pardo ou no quadro. Faça tentáculos bem grandes para acomodar palavras escritas. Ex.: no 1º tentáculo é escrito com ajuda dos alunos 3 palavras que rimem (gato – rato – pato); no 2º minhoca, foca, marmota. Continue até que todos os tentáculos tenham 3 palavras.
Agora o jogo começa. Coloque um marcador de jogo acima da palavra que está no topo do 1º tentáculo. Jogue o dado e salte as palavras de acordo com o nº que sair no dado. Quando parar em uma palavra, o aluno deverá lê-la e dizer outra palavra que rime com a 1ª. E assim vão aumentando as palavras dos tentáculos. Antes do jogo, combine o nº de jogadas ou o tempo do jogo. O participante que errar deverá “pagar uma prenda”.
Este jogo pode ser usado desde a educação infantil (apenas de forma oral) até o 5º ano (aumentando as dificuldades das palavras). Após o jogo as palavras escritas poderão ser utilizadas na composição de uma história, uma poesia, escrever em ordem alfabética etc.
2-      O esconde-esconde das vogais
Escolha e copie um trecho de alguma história infantil. Selecione algumas palavras e retire as vogais. Peça aos alunos que completem as palavras com as vogais que estão faltando, escrevendo-as em uma folha de papel. Depois mostre o texto para comparar e verificar os acertos. Essa atividade poderá ser feita em duplas para que as folhas sejam trocadas e a correção ser feita pelo colega da dupla. O vencedor será aquele que obtiver maior nº de acertos.
3-      A caça às vogais repetidas
Para rever e reforçar o conhecimento das vogais, convide os alunos para uma caçada. Prepare uma folha de papel para cada participante. Divida em 5 colunas: a, e, i, o, u. Explique o jogo: os participantes devem olhar a sala, o seu material,um jornal ou revista procurando por itens cujos nomes contenham vogais repetidas, por ex: copo e escreva as palavras nas colunas correspondentes. Estabeleça um limite de tempo para a brincadeira. Diga: “Começar!” Os caçadores iniciam a busca. Quando o tempo se esgotar, as listas são conferidas e o jogador com mais palavras corretas na lista é o vencedor.
4-      Palavras substitutas
A função dos pronomes é representar os substantivos nas frases.
Escreva: eu, você, ele, ela, nós, vocês, eles, elas em etiquetas adesivas (um pronome por etiqueta).
Em uma folha de papel pardo escreva frases ( que podem ser sugeridas pelos alunos), por ex. “Mamãe correu dez quilômetros.” Peça a cada criança por vez que leia a frase em voz alta, pegue a etiqueta com o pronome que pode substituir a palavra mamãe e cole o pronome sobre a palavra e releia a frase.
Estimule a participação de todos para que digam se a substituição está correta ou não e o porquê.
Obs.: Utilize pronomes e frases de acordo com o nível de sua turma.
5-      Troque e leia
Já imaginou como a linguagem seria repetitiva sem os pronomes?
Escolha qualquer história ou poema infantil. Leia um parágrafo ou verso em voz alta, prestando atenção aos pronomes usados. Agora, incentive os alunos a lerem o mesmo verso ou parágrafo sem os pronomes, trocando-os pelos substantivos que eles representam. Assim, poderão perceber que os pronomes são úteis, necessários e importantes através das conclusões que chegaram a respeito do jogo.
6-      Pelos olhos dos outros
Estimule a criança a ver o mundo pelos olhos dos outros. Tome por exemplo uma história conhecida (ex.: Os três porquinhos). Assuma o papel do lobo e reconte a história do ponto de vista dele.
Escolha outros livros e as crianças escolhem algum personagem para assumir seu papel e recontar a história sob um novo olhar. Essa atividade poderá ser feita de forma individual, em grupo ou coletivamente (a turma toda colaborando). Novas e divertidas histórias serão criadas. Além disso, será uma boa oportunidade para conversarem sobre respeito às diferenças, opiniões contrárias às suas etc.
7-      Dez perguntas
Faça 10 perguntas para descobrir o número secreto. Peça a um aluno que pense em um número. A turma deverá tentar adivinhar esse número fazendo 10 perguntas em que a resposta só poderá ser “sim” ou “não”. Por ex.: “O nº é maior que 100?” A criança responderá sim ou não. Outro aluno pergunta “É um nº entre 0 e 50?” Após 10 perguntas, tentarão chegar ao nº secreto. Então, outro aluno é escolhido para pensar novo nº e outras perguntas serão feitas.
Essa atividade estimula o raciocínio lógico e poderá ser desenvolvida de acordo com os conhecimentos de sua turma.
 


8-      O que é a Matemática?
Confeccione com seus alunos um cartaz “O que é a matemática ?” para mostrar que ela é mais do que números e faz parte da nossa vida diária.
Peça aos alunos para preencher o cartaz com calendários, termômetros, formas, réguas, fita métrica, calculadora, tabelas, mapas de números, gráficos e padrões de formas, cor e tamanhos. Os alunos podem decidir escrever padrões numéricos, fatores de adição, subtração, anotações sobre dinheiro, informações sobre atribuição de valor e soluções de problemas. Conversem sobre os itens incluídos no cartaz para concluírem a importância da matemática no nosso cotidiano.
Monte o cartaz de acordo com o nível da turma e de seu aprendizado, sempre fazendo a ligação com a vida prática.
9-      O ajudante de mil e uma utilidades
Confeccione com os alunos (individualmente ou em grupo) um mapa de números, desenhando uma grade em uma folha de papel cartão. Use uma cor para os números ímpares e outra para os números pares. Escreva os números de 1 a 100, em sequência – um nº para cada quadrado, da esquerda  para a direita, de cima para baixo. Juntos, verifiquem se os números estão em sequência e que os números pares e ímpares estão corretamente identificados por cores. O mapa poderá ser usado para desenvolver uma série de habilidades, identificar números pares e ímpares e reforçar as habilidades de contar, trabalhar dezenas, estabelecer relações numéricas ( somar, subtrair). Com a ajuda de um dado poderá se transformar num jogo (em grupo) com regras a serem estabelecidas pelo grupo e o vencedor será o aluno que 1º chegar ao nº 100.
10-   Bingo da Adição/Subtração/Multiplicação/Divisão
Cada jogador desenha numa folha de papel uma grade 4 por 4. Nela, os alunos escrevem números aleatoriamente (ou estabelecidos pela professora, de acordo com a operação desejada), colocando um nº por quadrado. Depois faça 20 cartões com números. Escreva de 0 a 9 em dois cartões. Coloque em dois potes ou sacos diferentes. Para jogar, retire um cartão de cada pote ou saco para que os alunos realizem a operação desejada (ex.: 2 e 4, se a operação desejada for multiplicação será 2X4 ou 4X2). O aluno que tiver em sua cartela o resultado correto, fará a marcação e o vencedor será aquele que 1º completar a cartela.
Obs.: Os números escritos para sorteio pelo professor deverão ser de acordo com as operações desejadas, fazendo as adaptações necessárias.
11-   Qual é o valor da palavra?
Pratique somar valores em dinheiro atribuindo um valor monetário para cada letra do alfabeto. Escreva o alfabeto em uma folha de papel pardo. Escreva o valor monetário ao lado de cada letra. Por ex.: A=R$0,01; B=R$0,02 etc.
Faça uma folha de registro, dobrando um pedaço de papel em 3 colunas iguais. Escreva na 1ª coluna R$0,01 a R$0,50; na 2ª coluna R$0,51 a R$1,00 e na 3ª coluna acima de R$1,00.
Diga, soletre e escreva uma palavra. Os alunos terão que determinar o valor total da palavra somando os valores monetários de cada letra, registrando a palavra e o valor total na coluna correspondente. Estabeleça um limite de tempo para cada palavra. Ao final, o jogador que tiver mais acertos será o vencedor.
Bibliografia: Singer, Naomi E. e Miller, Matthew J. - Atividades Educacionais II - Ed. Madras
 
 
 
 



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