quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CONVERSANDO MATEMÁTIVA

    A Matemática será fácil de compreender quando a levarmos para o nosso cotidiano. É preciso que os alunos entendam que a matemática, como as demais disciplinas, fazem parte da nossa vida diária e que muito nos auxilia.
    As atividades a seguir têm o objetivo de tornar a matemática mais agradável e prazerosa em seu aprendizado.
    Vamos conversar matemática ?
 
1- Jornal da Matemática
    O que existe em comum entre os horários das sessões de cinema, as previsões do tempo, os mapas, os números das páginas, os índices, as tabelas, os gráficos, as datas, as horas, os números de telefone, os anúncios publicitários, os cupons, os cronogramas, as pontuações de jogos e as estatísticas ? Todos são encontrados diariamente nos jornais! Divirta-se com a exploração do jornal da matemática, fortalecendo a percepção do aluno de que a matemática e os números estão em todos os lugares.
   Examine o jornal com os alunos, encorajando-os a discutir sobre os itens relacionados à matemática. Leia o índice, mostrando aos alunos que o número das páginas guiam o leitor a cada seção.
    Vá para a seção de entretenimento. Chame a atenção para os diferentes horários das sessões de cinema, dos teatros. Se houver, mostre os preços dos ingressos. Continue a atividade chamando a atenção dos alunos para o número de telefones e endereço dos cinemas, teatros.
    Depois vá para outra seção e veja os preços dos produtos anunciados em algumas lojas, compare os preços, veja qual o mais barato e o mais caro, qual a diferença entre eles. Continue a exploração, vendo o resultados dos jogos do dia anterior, as temperaturas previstas para o dia.
    Ao final, conversem sobre o que encontraram, levando-os a perceberem a importância da matemática em nossas vidas.
2- Entrevistas da Matemática
    Como os membros da família usam a matemática todos os dias ? Estimule os alunos a realizarem entrevistas da matemática para obter a resposta.
    Hora da "tempestade cerebral". Juntos, pensem sobre perguntas a respeito do modo como os membros da família aplicam os processos e os instrumentos matemáticos. Numere e registre cada um na folha de perguntas do entrevistador.
Ex.: 1- Você faz adições no trabalho? Como?
2- Você usa subtrações no seu trabalho? Como?
3- Como você uma régua ? Para quê?
4- Há uma calculadora em seu trabalho ou sua casa? Como você a usa?
5- Você trabalha com dinheiro? Como?
    Pegue 5 a 8 folhas de papel horizontalmente , dobre-as ao meio e grampeie-as para formar um livro. Na 1ª capa escreva "Entrevistas da matemática da família". Coloque a folha de perguntas do entrevistador dentro do livro. Agora os alunos estão preparados para conduzir as entrevistas. Deverão escrever o nome do entrevistado em cada página e registrar a resposta dada a cada questão.
    Depois poderão conversar sobre as respostas mais frequentes dadas pelas famílias.
3- A matemática do supermercado
    Se possível, faça uma excursão ao supermercado. Caso contrário, utilize encartes de diferentes supermercados para comparação de preços, promoções etc.
    Uma dúzia de ovos:R$2,00. Duzentos gramas de queijo:R$1,00. Compre duas caixas e ganhe a terceira. Pacote de bolacha: metade do preço regular. O supermercado é um excelente local para desenvolver a percepção sobre o dinheiro e as medidas!
    Explique que alguns itens são vendidos em unidades, outros, em embalagens de 6 unidades, ou em dúzias, ou ainda pelo peso. Converse sobre diferentes tipos de promoções e liquidações: metade do preço, 20% de desconto, dois pelo preço de um etc.
    Se tiver a oportunidade de levar os alunos ao supermercado, peça que observem as balanças eletrônicas nas diferentes seções, compare preços dos produtos semelhantes, façam compras para um lanche coletivo preparado por eles na escola. Chame a atenção para o valor total da compra, a forma de pagamento, o troco.
    Muitas observações poderão surgir dessa ida ao supermercado!
4- O que é a Matemática?
    Vamos criar um cartaz (individual ou em grupo)"O que é a Matemática?" para mostrar que ela é mais do que apenas números.
    Encoraje os alunos a preencherem o cartaz com calendários, termômetros, formas, réguas, fitas métricas, calculadoras, tabelas, mapas de números, gráficos e padrões de formas, cor e tamanho. Poderão escrever padrões numéricos, fatores da adição e subtração, anotações sobre dinheiro, informações sobre atribuição de valor e soluções para problemas.
    Faça perguntas sobre os itens incluídos no cartaz e encoraje-os a acrescentarem outros ao longo do tempo, na medida em que seu conhecimento matemático vá se ampliando.
5- Vice-versa
    Use o seu número de telefone para gerar fatores de adição. Mostre 4+2=6, e vice-versa, 2+4=6.
    Faça uma folha de registros "vice-versa" para cada jogador. Escreva o seu número de telefone, por exemplo 6473-2931, no alto de cada folha. Estabeleça um limite de tempo para que os participantes encontrem e registrem fatores de adição usando os dígitos do seu número de telefone. Quando o tempo acabar cada jogador procura e circula todos os pares de fatores vice-versa, por exemplo 7+9=16 e 9+7=16. Os jogadores ganham 2 pontos por cada par circulado. o vencedor é aquele que obtiver mais pontos.
 
Obs.: Professores, utilizem as atividades fazendo as adaptações necessárias, de acordo com o nível da sua turma.
 
Fonte:Atividades educacionais II - Naomi E. Singer e Matthew J. Miller
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário