Professor:
Faça a diferença , reflita...
O
ser humano é um animal que ri.
Como
afirma Gabriel Chalita, pode parecer uma afirmativa leviana, mas o riso, a
alegria, e suas manifestações, fazem diferença para que o homem seja quem é.
Portanto,
é fundamental refletir sobre o papel do bom humor nas relações professor-aluno,
e como o aprendizado pode ser facilitado com isso. Alegria é algo muito próximo
do prazer. E não há como discutir que o aprendizado só se dá se o processo for
prazeroso.
Segundo
Içami Tiba aprender é como comer, quanto mais atraente for a aula, mais os
alunos desejarão saboreá-la. O professor, como o cozinheiro, deve preparar a
aula se preocupando com a palatabilidade. Vários fatores podem tornar a aula
mais atraente: o humor, a clareza e o objeto que deve ser útil.
Há
na escola dois tipos de profissionais: os mestres e os professores. Os mestres
transmitem, dividem a sabedoria e despertam o desejo de aprender. O professor
impõe o aprendizado e cobra a matéria. Para ser um mestre é preciso entender o
aluno, conhecer o ambiente em que se trabalha, sentir-se bem consigo mesmo, ser
uma pessoa receptiva e ser capaz de atingir objetivos.
Um
fator negativo no ensino é a adolescência, difícil período que os jovens
passam, pois deixa-se de ser criança para entrar no mundo adulto. Eles passam
por mudanças físicas, cognitivas e afetivas; isso gera atitudes diferentes
entre meninos e meninas: a rebeldia, o sentimento de impotência, a insegurança,
sentimento de onipotência etc. O professor precisa conhecer e compreender essa
fase e precisa ceder espaço para o aluno expor suas dúvidas e ideias, ou seja,
inverter os papéis.
Concluindo,
o professor só é capaz de despertar o interesse do aluno quando ele o respeita
e ao mesmo tempo que ensina, também aprende porque gosta, é pitoresco, é
bizarro, é engraçado, é musical, é matemático, é colorido, odeia, repete ou faz
analogias.
Fontes:
. Chalita, Gabriel – O bom humor
dos professores – Artigo publicado na Revista Profissão Mestre, edição de
maio/2008
. Tiba, Içami – Ensinar
Aprendendo: como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em
tempos de globalização, SP, Editora Gente, 1998
Elizabeth Oliveira- Professora, Psicóloga(CRP:05/7606), Orientadora Educacional e Pedagógica
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