Sugestão de gincana para as turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Além de divertida, o aprendizado, a solidariedade e a união serão estimulados.
Gincana
A Gincana “Qualidade de vida e preservação
do meio ambiente” é destinada aos alunos do 2º ao 5º ano de
escolaridade do Ensino Fundamental do turno da tarde.
O evento acontecerá no período de _________________
e tem como principais objetivos, despertar nos participantes o interesse pelos
temas ambientais, buscando contribuir para que se tornem agentes
transformadores da realidade sócioambiental e desenvolver a solidariedade e
cooperação, beneficiando instituições carentes estabelecidas pelo colégio no
decorrer da gincana.
Para participar, os
alunos formarão equipes, de acordo com suas turmas, contando com a participação
de um professor que ficará encarregado de auxiliá-la. Cada equipe, escolherá um
líder para representá-la, o nome da equipe (relacionado ao tema da gincana) e o
seu grito de guerra.
Regulamento:
Cada equipe deverá
cumprir tarefas nos dias e horários determinados. As equipes deverão perfazer
pontos diariamente.
A equipe que
atrapalhar o andamento das aulas com assuntos da gincana ou desrespeitar outra
equipe, será penalizada (perdendo 50 pontos em cada vez que isso ocorrer).
Portanto, cada equipe deverá se organizar durante o recreio, fora do horário de
aula ou em horário previamente autorizado pelo professor auxiliar.
Todas as dúvidas
deverão ser esclarecidas com a comissão organizadora.
Programação e tarefas
descritas abaixo:
1º dia:
.Cada
equipe deverá apresentar: seu nome (relacionado ao tema), seu líder, sua
bandeira (símbolo da equipe) e seu grito de guerra. ( 50 Pontos )
Obs.:
Em todos os dias, cada equipe ao se apresentar para o cumprimento das tarefas,
deverá entrar com a bandeira e dar seu grito de guerra. Depois, somente o líder
deverá apresentar a realização das tarefas.
.
Trazer um sapato feminino, usado e de tamanho grande ( 10 Pontos )
. Trazer um objeto antigo e um objeto
moderno equivalente. ( 10 Pontos
)
Bônus:
10 pontos para a equipe que apresentar o maior sapato feminino (usado).
Sorteio da tarefa surpresa a ser
cumprida no dia seguinte.
2º dia:
.
Cada equipe deverá criar e apresentar um jornalzinho informativo (um para cada
líder das demais equipes) sobre o tema “Qualidade
de vida e preservação do ambiente”. Deverá ser feito em uma folha
tamanho A4 (frente e verso), contendo matérias de vários tipos (ex: reportagem,
poesia, crítica etc.) sobre o assunto. (
50 Pontos )
. Trazer uma pessoa de cabelos
compridos. ( 10 Pontos )
.
Tarefa surpresa. ( 20 Pontos )
Bônus:
20 pontos para a equipe que trouxer a pessoa com o cabelo mais comprido.
3º dia:
.
Cada equipe deverá apresentar de forma criativa, um poema, dramatização ou
música sobre o tema da gincana. ( 30
Pontos )
.
Criar um cartão (tipo postal) com dicas de como usar e economizar água. Este
material deverá ser confeccionado para distribuição na comunidade, nos
estabelecimentos comerciais como forma de divulgar a urgência do cuidado com a
água. ( 50 Pontos )
. Trazer moedas de diferentes países
(3 moedas, uma de cada país). ( 30
Pontos )
Bônus:
30 pontos para a equipe que trouxer a moeda mais antiga.
4º dia:
.
Cada equipe deverá apresentar uma aula de alongamento, em aproximadamente 10
minutos, homenageando o dia dos professores, mostrando como eles podem se
beneficiar com estes exercícios após um dia cansativo de aula. ( 40 Pontos )
.
Trazer um disco de vinil. ( 10 Pontos
)
.
Tarefa relâmpago . ( 20 Pontos )
5º dia:
.
Cada equipe deverá confeccionar uma decoração para a quadra utilizando
materiais de sucata, recicláveis. ( 50
Pontos )
.
Trazer um calendário antigo. ( 20
Pontos )
.
Organizar e apresentar um desfile com 3 participantes usando roupas
confeccionadas com material reciclável. (
40 Pontos )
.
Tarefa relâmpago. ( 20 Pontos )
Bônus:
20 pontos para a equipe que apresentar o calendário mais antigo.
Tarefas diárias (do 1º ao 5º dia):
Todas
as equipes deverão arrecadar e trazer diariamente:
a)
garrafas
Pet (limpas);
b)
latinhas
de alumínio (limpas e amassadas);
c)
roupas
usadas, em bom estado;
d)
brinquedos
usados (em bom estado) ou novos.
Para cada item trazido será contado um ponto.
Bônus :
. 100 pontos para a equipe que conseguir arrecadar a
maior quantidade de garrafas Pet;
. 100 pontos para a equipe que conseguir arrecadar a maior
quantidade de latas de alumínio;
. 50 pontos para a equipe que conseguir arrecadar a
maior quantidade de roupas;
. 50 pontos para a equipe que conseguir arrecadar a
maior quantidade de brinquedos.
Obs.: A contagem será
feita diariamente na presença do líder da equipe e do professor auxiliar.
Forma de disputa:
A
Gincana terá uma única equipe vencedora. Em caso de empate teremos uma prova extra
para desempatar as equipes (a ser escolhida durante o período da gincana).
Premiação:
Todas
as equipes serão vitoriosas nos quesitos cooperação, amor e respeito ao
próximo, união, cuidado com o meio ambiente , exercício da cidadania e
solidariedade com seus semelhantes.
A
premiação da equipe vencedora será divulgada ao final da gincana.
Boa Sorte!
A Comissão organizadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário