sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Semana da Criança II

Sugestão de gincana para as turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Além de divertida, o aprendizado, a  solidariedade e a união serão estimulados.
 


Gincana
           
A Gincana “Qualidade de vida e preservação do meio ambiente” é destinada aos alunos do 2º ao 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental do turno da tarde.
            O evento acontecerá no período de _________________ e tem como principais objetivos, despertar nos participantes o interesse pelos temas ambientais, buscando contribuir para que se tornem agentes transformadores da realidade sócioambiental e desenvolver a solidariedade e cooperação, beneficiando instituições carentes estabelecidas pelo colégio no decorrer da gincana.
Para participar, os alunos formarão equipes, de acordo com suas turmas, contando com a participação de um professor que ficará encarregado de auxiliá-la. Cada equipe, escolherá um líder para representá-la, o nome da equipe (relacionado ao tema da gincana) e o seu grito de guerra.
 
Regulamento:
Cada equipe deverá cumprir tarefas nos dias e horários determinados. As equipes deverão perfazer pontos diariamente.
A equipe que atrapalhar o andamento das aulas com assuntos da gincana ou desrespeitar outra equipe, será penalizada (perdendo 50 pontos em cada vez que isso ocorrer). Portanto, cada equipe deverá se organizar durante o recreio, fora do horário de aula ou em horário previamente autorizado pelo professor auxiliar.
Todas as dúvidas deverão ser esclarecidas com a comissão organizadora.
Programação e tarefas descritas abaixo:
 
1º dia:
            .Cada equipe deverá apresentar: seu nome (relacionado ao tema), seu líder, sua bandeira (símbolo da equipe) e seu grito de guerra. ( 50 Pontos )
            Obs.: Em todos os dias, cada equipe ao se apresentar para o cumprimento das tarefas, deverá entrar com a bandeira e dar seu grito de guerra. Depois, somente o líder deverá apresentar a realização das tarefas.
            . Trazer um sapato feminino, usado e de tamanho grande ( 10 Pontos )
            . Trazer um objeto antigo e um objeto moderno equivalente. ( 10 Pontos )
            Bônus: 10 pontos para a equipe que apresentar o maior sapato feminino (usado).
            Sorteio da tarefa surpresa a ser cumprida no dia seguinte.
 
2º dia:
            . Cada equipe deverá criar e apresentar um jornalzinho informativo (um para cada líder das demais equipes) sobre o tema “Qualidade de vida e preservação do ambiente”. Deverá ser feito em uma folha tamanho A4 (frente e verso), contendo matérias de vários tipos (ex: reportagem, poesia, crítica etc.) sobre o assunto. ( 50 Pontos )
            . Trazer uma pessoa de cabelos compridos. ( 10 Pontos )
            . Tarefa surpresa. ( 20 Pontos )
            Bônus: 20 pontos para a equipe que trouxer a pessoa com o cabelo mais comprido.

3º dia:
            . Cada equipe deverá apresentar de forma criativa, um poema, dramatização ou música sobre o tema da gincana. ( 30 Pontos )
            . Criar um cartão (tipo postal) com dicas de como usar e economizar água. Este material deverá ser confeccionado para distribuição na comunidade, nos estabelecimentos comerciais como forma de divulgar a urgência do cuidado com a água. ( 50 Pontos )
            . Trazer moedas de diferentes países (3 moedas, uma de cada país). ( 30 Pontos )
            Bônus: 30 pontos para a equipe que trouxer a moeda mais antiga.
 
4º dia:
            . Cada equipe deverá apresentar uma aula de alongamento, em aproximadamente 10 minutos, homenageando o dia dos professores, mostrando como eles podem se beneficiar com estes exercícios após um dia cansativo de aula. ( 40 Pontos )
            . Trazer um disco de vinil. ( 10 Pontos )
            . Tarefa relâmpago . ( 20 Pontos )
5º dia:
            . Cada equipe deverá confeccionar uma decoração para a quadra utilizando materiais de sucata, recicláveis. ( 50 Pontos )
            . Trazer um calendário antigo. ( 20 Pontos )
            . Organizar e apresentar um desfile com 3 participantes usando roupas confeccionadas com material reciclável. ( 40 Pontos )
            . Tarefa relâmpago. ( 20 Pontos )
            Bônus: 20 pontos para a equipe que apresentar o calendário mais antigo.
Tarefas diárias (do 1º ao 5º dia):
            Todas as equipes deverão arrecadar e trazer diariamente:
a)     garrafas Pet (limpas);
b)    latinhas de alumínio (limpas e amassadas);
c)     roupas usadas, em bom estado;
d)    brinquedos usados (em bom estado) ou novos.
Para cada item trazido será contado um ponto.
Bônus :
. 100 pontos para a equipe que conseguir arrecadar a maior quantidade de garrafas Pet;
. 100 pontos para a equipe que conseguir arrecadar a maior quantidade de latas de alumínio;
. 50 pontos para a equipe que conseguir arrecadar a maior quantidade de roupas;
. 50 pontos para a equipe que conseguir arrecadar a maior quantidade de brinquedos.
Obs.: A contagem será feita diariamente na presença do líder da equipe e do professor auxiliar.
Forma de disputa:
            A Gincana terá uma única equipe vencedora. Em caso de empate teremos uma prova extra para desempatar as equipes (a ser escolhida durante o período da gincana).
Premiação:
            Todas as equipes serão vitoriosas nos quesitos cooperação, amor e respeito ao próximo, união, cuidado com o meio ambiente , exercício da cidadania e solidariedade com seus semelhantes.
            A premiação da equipe vencedora será divulgada ao final da gincana.
 
Boa Sorte!
 
A Comissão organizadora.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário